• INICIAL
  • EVENTOS
  • BUSINESS
  • INTERNACIONAL
  • FOTOGRAFIA
  • PORTFÓLIO
  • INSIGTHS
  • CONTATO
Agência Ideen
Agência Ideen
No Result
View All Result

Press-kit

O que é, como fazer e quando usar.

Press-kit

Historicamente, o press-kit são produzidos pela assessoria de imprensa para subsidiar jornalistas com informações que auxiliem seu trabalho e assim facilitar a cobertura em vista, principalmente quando da organização de entrevistas coletivas e eventos.

Press-kit o que é?

O press-kit ou kit de imprensa nada mais é do que um conjunto de materiais reunidos com o objetivo de divulgar determinadas atividades de uma organização.

Como fazer o Press-kit?

O press-kit tradicional geralmente traz o release impresso, bloquinho, caneta e cartão de visitas do assessor, dispostos em uma pasta personalizada com a logomarca da empresa ou tema da divulgação, mas pode conter outros elementos, como CD com fotos, publicações institucionais, portfólios, folhetos, relatórios, discursos, DVDs etc. Tudo dependerá do objetivo da ação.

Quando o cliente não dispõe de verba para este tipo de produção, pode acontecer da própria assessoria utilizar seu material: pastas, cartões, envelopes.

Quando usar o Press-kit?

Se inicialmente os press-kits eram utilizados apenas como subsídio/suporte de informações, os kits de imprensa evoluíram – em forma e conteúdo. Eles acompanharam a profissionalização das assessorias e sofisticaram-se de tal forma que hoje constituem-se eles mesmos o objeto da ação, podendo ser classificados como ferramentas de marketing promocional.

Neste sentido, ampliou-se significativamente o próprio conceito de press-kit:

  1. Ele serve não apenas para a imprensa, mas a qualquer público que interesse à organização como patrocinadores, parceiros, público interno.
  2. Sua utilização, portanto, não mais se limita à distribuição aos jornalistas.
  3. O press-kit também pode ser aproveitado em treinamentos, encontros executivos ou mesmo numa feira de negócios como forma de divulgar um novo produto ou chamar atenção para alguma questão estratégica.

Dicas importantes

Um erro comum é produzir press-kits genéricos, isto é, um kit padrão que sirva para tudo. Nestes casos, o assessor costuma mudar apenas o release que acompanha as demais peças – geralmente itens institucionais.

O resultado disto? Desperdício. Todo este material certamente será descartado pelo jornalista se não houver um propósito. Pior ainda: não raramente, tira-se o foco do objetivo central.

Para evitar que o trabalho saia do controle faça o controle mais eficiente do envio de Press Kits, quando necessário, para a imprensa e relacione os resultados obtidos. E isso, você pode rapidamente fazer na Plataforma Press Manager, que traz entre alguns recursos as opções de registro de envio de Press Kits.

Além de permitir também registar na plataforma envio de peças para produção, para você saber quem, quando e aonde foram destinados quaisquer press-kits, peças ou produtos para as redações.

Portanto, desligue o piloto automático e resista à tentação do “se todos fazem, também farei”. Cada ação, empresa ou veículo possui necessidades particulares. Quanto mais direcionada for a divulgação, mais assertivos serão os resultados.

   

Resumo:  Independentemente de qual seja o público e ocasião para o qual se destina, é importantíssimo garantir a qualidade do material. Para isto, é essencial que se procure parceiros especializados – boas gráficas, empresas de brindes, de embalagens – e que sejam pedidas provas e amostras.

É preciso lembrar que, assim como outras ferramentas da comunicação institucional, o press-kit também funcionará como um cartão de visitas da organização.

FONTE: PRESS MANAGER

 

Related Posts

Instagram toma medidas radicais contra automação.
Destaque

Instagram toma medidas radicais contra automação.

13 de março de 2020

Recentemente, vimos contas usar aplicativos de terceiros para aumentar artificialmente seu público-alvo. Todos os dias as pessoas vêm ao Instagram para ter experiências reais, incluindo interações genuínas. É nossa responsabilidade garantir que essas experiências não sejam interrompidas por atividades não autênticas. A...

Hotel Pousada Chácara das Flores
Empreendedorismo

Hotel Pousada Chácara das Flores

13 de março de 2020

Quando a gente começa um trabalho de consultoria e Marketing Digital em uma empresa, é muito mais que apenas postagem, é responsabilidade e compromisso com os resultados, com os números e principalmente com o sonho daquele empreendedor. O sucesso...

PRODUTIVIDADE
Empreendedorismo

PRODUTIVIDADE

13 de março de 2020

Como conciliar as duas coisas? 90% das empresas que tenho visitado, apontam esta mesmo dúvida. Como fazer? O que fazer? Quando e como podemos ajudar com materiais para a empresa que está cuidando das nossas redes sociais e do...

Evento Ruas das Motos – SP
Eventos

Evento Ruas das Motos – SP

13 de março de 2020

Temos o orgulho e prazer de informar a nossa parceria para assessorar as redes sociais do Evento Ruas das Motos. Um evento que vem crescendo a cada dia mais e tomando grandes proporções para os motociclistas de todos os...

Os mais vistos

  • Press-kit

    Press-kit

    51 shares
    Share 20 Tweet 13
  • Instagram testa notificação de venda de produtos

    322 shares
    Share 129 Tweet 81
  • Instagram toma medidas radicais contra automação.

    35 shares
    Share 14 Tweet 9
  • Hotel Pousada Chácara das Flores

    317 shares
    Share 127 Tweet 79
  • Fotografia e velocidade

    315 shares
    Share 126 Tweet 79

Categorias

  • Destaque (5)
  • Empreendedorismo (5)
  • Eventos (1)
  • Fotografia (3)
  • Inspirações (4)
  • Social Media (10)

Instagram

…

© Copyright 2019 Agência Ideen- Desenvolvido por e Agência Ideen e Maxim Web

No Result
View All Result
  • INICIAL
  • EVENTOS
  • BUSINESS
  • INTERNACIONAL
  • FOTOGRAFIA
  • PORTFÓLIO
  • INSIGTHS
  • CONTATO
Fale com a Ideen - WhatsApp
Enviar WhatsApp